sábado, 28 de fevereiro de 2015

O ato de resolver problemas

Uma certa feita, um amigo que participou de olimpiadas de física e que chegou ao nivel internacional me disse que aprender a resolver problemas é como subir uma escada. Primeiro, aprende-se uma ideia muito simples, depois, ideias mais sofisticadas que, de alguma forma, sustentam-se nas mais simples. À medida que se vai aprendendo novas ideias deve-se utilizá-las em problemas cada vez mais difíceis.

Assim, pode-se compreender que as ideias possuem um papel fundamental na resolução de problemas. Para ilustrar esse ponto, podemos comparar a solução de um problema a uma construção. As ideias são os tijolos dessa construção. Mas, um conjunto de tijolos não se forma sozinho e, além disso não garantem, por simplesmente estarem juntos, a existencia de uma construção.

Dessa forma, temos alguns aspectos a considerar na hora de se resolver um problema. O primeiro deles é o tijolo em si.

Não é possível construir todos os tijolos, ou seja, não é possível ter todas as ideias do mundo:

Frequentemente o orgulho me ataca e me faz querer pensar em um problema muito difícil por horas sem recorrer a qualquer dica. O pensamento por trás dessa persistencia é de que eu sou inteligente o suficiente para descobrir a ideia do problema mesmo que ele seja diferente de tudo o que eu já vi, fazendo com que as chances de eu conhecer todas as ideias necessárias para sua resolução sejam poucas. Por exemplo, no simulado de matemática, fiquei pensando em uma questão de complexos por muito tempo e, quando finalmente me cansei e olhei a solução, percebi que ela usava uma ideia que eu não estava acostumado a considerar na hora de resolver um problema.

Assim, é importante ser humilde para poder progredir. Deve-se, sempre que possível, ler a solução dos problemas procurando identificar as ideias principais e fazer um roteiro de possíveis raciocinios que levariam a ter aquela ideia.

O segundo aspecto é saber como usar os tijolos e como combiná-los para gerar as mais diversas construções:



Nenhum comentário:

Postar um comentário